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A lição da Click Marketing sobre marketing humanizado para gerar conexões

Agência Click Marketing está oferecendo campanhas com propósito para gerar valor

Um novo marketing para novos tempos. A distância física entre consumidores e marcas, impulsionada pelas medidas de isolamento social necessária para conter a pandemia da Covid19, acelerou mudanças nos hábitos de consumo e na forma de relacionamento dos clientes com as empresas. Os resultados desse cenário vão muito além das novas plataformas e modais de compra, como os e-commerces. Organizações agora, precisam adaptar a forma de se comunicar com o seu público, conseguindo criar experiências mais relevantes para os clientes.

Apesar da pandemia ter tido seu papel em impulsionar a necessidade de um marketing mais próximo, essa é uma abordagem que está na mira da Click Marketing muito antes da crise sanitária. De acordo com Frederico Pacheco, sócio-proprietário do Grupo Click Comunicações, a Click Marketing começou a estudar novas formas de impactar seus consumidores já em 2019. “Começamos a estudar bastante sobre o que vinha acontecendo no setor e encontramos pesquisas que apontavam que as estratégias de marketing estavam se tornando muito curtoprazistas, apelando apenas para o lado racional do público.” Apesar de tal aproximação racional ter seus benefícios, ela também possui seu lado negativo.

De acordo com Frederico, muita razão deixa pouco espaço para emoção – coisa que, a longo prazo, acaba gerando uma desconexão entre os consumidores e a mensagem que está sendo transmitida. “Para o marketing ser relevante, é preciso gerar conexão, aproximação e consequentemente emoção.”

Um marketing mais humano
Mas como empresas podem fazer uso do marketing para gerar conexões? Para o Click Marketing, a resposta é, muito além de vender produtos, a mensagem transmitida precisa ter um propósito maior. Isso pode se mostrar um desafio maior do que parece. Em uma época em que os algoritmos são o princípio norteador das ações, como incluir o fator humano nas estratégias?

Segundo o sócio-proprietário, a empresa começou olhar suas campanhas com outros olhos. O lado funcional deixou de ser a maior prioridade, inserindo o produto em pautas que envolvem a forma que as pessoas se relacionam com o mundo. “Tiramos o produto do centro da mensagem, dando foco no ‘eu’.”

Um exemplo de como esse pensamento se traduziu em estratégias é o projeto “Mulher em Pauta”, da Anny Amaral Massoterapia. Em março de 2021, a campanha abordou temas cotidianos sobre a Luta das Mulheres e a importância do empoderamento feminino contra a violência, evidenciando mulheres inspiradoras da história, discutindo temas relevantes, e se dispondo a auxiliar emocionalmente as mulheres que passam por algum tipo de problema relacionado a violência física e emocional. “É o ser humano que compra o produto. Logo, é importante que ele se identifique com a mensagem que está sendo passada.”

Muito além de aumentar as vendas, de acordo com Frederico Pacheco o Natural Marketing também trouxe a oportunidade da Click Marketing contribuindo ainda mais com o desenvolvimento da sociedade. O “Mulher em Pauta”, por exemplo, conseguiu ampliar a discussão além das temáticas padrões do Dia da Mulher (08 de março), humanizando o assunto e abordando temas complexos.

A mudança começa de dentro
Empresas que miram em estratégias similares, apostando no Natural Marketing humanizado para gerar conexões, também precisam ter em mente que a mudança precisa começar de dentro.
Muito além de falar com o público, as campanhas devem refletir os valores da empresa. Afinal, não adianta falar sobre diversidade se a pauta não refletir no cotidiano corporativo da organização. “Uma empresa que quer humanizar seu marketing precisa estar aberta, participando das discussões que estão em pauta no ecossistema. Ela faz parte de uma conversa, ela não faz a conversa”, alerta Frederico Pacheco.